“Alimentação em Transformação: Conversas sobre Consumo, Dietas e Sustentabilidade”
A Conferência Anual do Grupo NOVA Saúde de Nutrição vai acontecer no próximo dia 12 de maio de 2025, no Auditório B da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
O modo como nos alimentamos está a mudar, influenciado por questões de saúde, ambiente, cultura e estilo de vida. Estas mudanças criam novas oportunidades, mas também desafios para a promoção de dietas saudáveis e sustentáveis. Neste contexto, o Grupo NOVA Saúde de Nutrição , que adota uma abordagem multidisciplinar juntando investigadores das ciências da saúde, sociais, biológicas e biotecnológicas, promove um evento de lançamento.
O principal objetivo deste evento é a promoção de um pensamento coletivo, com o objetivo de discutir estratégias eficazes para prevenir doenças associadas à má nutrição e melhorar a saúde pública.
Neste evento “Alimentação em Transformação: Conversas sobre Consumo, Dietas e Sustentabilidade” são propostas duas mesas-redondas para refletirmos:
-“A revolução no prato: O que tem mudado nas nossas dietas?”
-“À mesa com as influências: O que molda as nossas escolhas alimentares?”
Contamos convosco para esta conversa aberta rumo a uma alimentação mais consciente e informada.
Para nos ajudar na boa gestão do coffee-break, os interessados em participar devem inscrever-se (inscrição gratuita) até 7 de maio de 2025.

Informação adicional poderá contactar-nos através do seguinte email: novasaude@unl.pt
PROGRAMA
14.00h: Cláudio Soares | Pró-Rector – Universidade NOVA de Lisboa
Receção de Participantes
14.10h-15h30: Mesa Redonda- A Revolução no Prato: O que tem mudado nas Nossas Dietas?
Moderadora: Iva Pires (FCSH)
Carlota Vaz Patto (ITQB)- Melhoramento por medida: Respondendo às preocupações dos consumidores no desenvolvimento de novas variedades de plantas alimentares
Cristina Godinho (ENSP)- Determinantes de consumo de uma dieta de base vegetal
Inês de Ornellas e Castro (FCSH)- Influências da arte médica ( até séc.. XVIII) na evolução do gosto
Inês Mota (NMS)– A evolução da dieta para personalização: o papel da microbiota
Rita Abranches (ITQB)– O Papel da biotecnologia na alimentação
15.30-16.00h – Coffee-Break by Cooking-Lab
16.00-17.20h: Mesa Redonda- À Mesa com as Influências: O que Molda as Nossas Escolhas Alimentares?
Moderadora: Carlota Vaz Patto (ITQB)
Ana Margarida Barreto (FCSH)- A Comunicação como agente de transformação alimentar
Luís Pereira Silva (NMS)- Determinantes precoces das preferências alimentares e sua influência nas futuras escolhas
Ivone Ferreira (FCSH)- Comunicar o PNAS de forma estratégica
Iva Pires (FCSH)- Determinantes sobre o desperdício de alimentos, o que condiciona a decisão de consumir os alimentos ou deixá-los no prato
Catarina Espanhol (NMS)- Ações de sensibilização e seu impacto nas escolhas alimentares dos consumidores
17.20-17.30H- Sessão de Encerramento
ORADORES

Luís Pereira da Silva
Cocoordenador do grupo de Nutrição
Licenciado e doutorado em medicina pela NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), com especialidade de pediatria, a subespecialidade de neonatologia e a competência em nutrição clínica, atribuídas pela Ordem dos Médicos.
É professor catedrático na NMS|FCM, onde é regente de ‘Introdução à Pediatria e Saúde na Adolescência’ no mestrado integrado de medicina e de ‘Nutrição Materna e Pediátrica’ da licenciatura em ciências da nutrição.
Acumula funções como consultor de pediatria e neonatologista no Hospital Dona Estefânia, ULS São José, e como professor coordenador convidado da Licenciatura em Dietética e Nutrição na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
É investigador do CHRC – Comprehensive Health Research Centre (grupo de Nutrição) e coordena o Laboratório de Nutrição do Hospital Dona Estefânia, a Comissão de Nutrição da Sociedade Portuguesa de Neonatologia e a Secção de Pediatria da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica. A sua principal área de interesse é a nutrição infantil, em particular a nutrição entérica e parentérica neonatal e a avaliação do estado de nutrição em pediatria, incluindo a da composição corporal.
IVA PIRES
Cocoordenadora do grupo de Nutrição
Professora Associada com Agregação da Faculdade Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Nova de Lisboa. É docente do Departamento de Sociologia e coordena o Doutoramento em Ecologia Humana, exerceu ainda o cargo Vice-Diretora Adjunta para a Qualidade do Ensino e foi membro da Comissão Científica. É regente da UC Sociologia e História da Alimentação no curso de Ciências da Nutrição, da Nova Medical School.
É investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), membro da Direção e coordenadora do Grupo de Investigação 4: Sustentabilidade e Sistemas Sócio-Écológicos. Co-coordenou o projeto PERDA (2012), Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar.
Fez parte do grupo de peritos do European Consumer Food Waste Forum (2021-23) e integra a equipa de projetos europeus como o COMBINE (2024-2026), MOSAIC (2023-2028) e SMARTER (2025-2029). É autora de um Ensaio sobre Desperdício Alimentar publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. As suas principais áreas científicas de investigação são geografia económica e social, ecologia humana, cadeias de abastecimento alimentar e desperdício alimentar.


CARLOTA VAZ PATTO
Cocoordenadora do grupo de nutrição
Licenciada em Engenharia Agronómica (ISA-ULisboa), Mestre em Melhoramento Genético Vegetal (IAMZ-CIHEAM, Espanha) e doutorada em Genética Quantitativa pela Wageningen University (Holanda).
Investigadora Principal no ITQB NOVA, onde lidera o grupo de investigação PlantX (Genetics and Genomics of Plant Complex Traits).
É também Diretora do Programa de Doutoramento em Biologia Vegetal do ITQB NOVA, líder da Divisão de Plantas na mesma instituição e do Grupo Científico de Diversidade, Seleção e Melhoramento de Germoplasma da Unidade de Investigação BioRecursos para a Sustentabilidade (GREEN-IT).
É actualmente Vice-Presidente da International Legume Society (ILS).
A sua principal área de trabalho é a identificação dos genes que controlam características complexas de plantas, como a sua qualidade nutricional ou organolética, desenvolvendo, com base neste conhecimento, ferramentas moleculares para o melhoramento de plantas.
IVONE FERREIRA
Investigadora
Ivone Ferreira é licenciada e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e professora auxiliar na área de comunicação estratégica no departamento de ciências da comunicação da NOVA.FCSH.
Entre 2022 e 2024 foi a coordenadora nacional do projeto Erasmus + “2022-1-ES01-KA220-HED-000089546 – NutriwellB: Nutrition and WellBeing Fact Checking for HE” destinado a aumentar a literacia em nutrição e bem-estar aos jovens universitários de cinco países: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Macedónia do Norte.
É investigadora Integrada no ICNOVA -Instituto de Comunicação da Nova onde coordena, desde 2023, o Grupo de investigação em Comunicação Estratégica.


RITA ABRANCHES
Investigadora
Licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (ULisboa) e doutorada em Ciências Biológicas pelo John Innes Centre / University of East Anglia, Reino Unido.
É Investigadora Principal no ITQB NOVA, onde lidera o grupo de investigação Plant Cell Biology. O seu trabalho centra-se na área de Molecular Farming, explorando o potencial das plantas como biofábricas para a produção sustentável de moléculas de alto valor. Entre estas moléculas incluem-se proteínas recombinantes e compostos bioativos com aplicações relevantes para a saúde e, em particular, para a nutrição humana.
O seu laboratório trabalha sobretudo com culturas de células vegetais em suspensão e microalgas, desenvolvendo abordagens biotecnológicas inovadoras para enriquecer alimentos com ingredientes funcionais e nutracêuticos.
INÊS MOTA
Investigadora
Completou a sua licenciatura em Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) em 2017 e iniciou em 2021 o Doutoramento em Ciências da Saúde da NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (NMS|FCM/UNL).
Atualmente, desenvolve a sua atividade clínica no Hospital CUF Tejo e na NMS|FCM/UNL, tendo como área de atuação preferencial as Doenças Gastrointestinais e Microbiota, tema que também tem oportunidade de investigar, fazendo parte do Comprehensive Health Research Centre (CHRC).
Tem trabalhado no desenvolvimento de competências pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição na transmissão de recomendações nutricionais em práticas alimentares participando no ensino da unidade curricular Gastrotecnia, e na transmissão destes conhecimentos para a comunidade com cursos como ‘Alimentação e Nutrição Pediátrica’ e ‘Culinary Medicine’, e workshops práticos direcionados a diferentes patologias no Kitchen Lab da NMS.


INÊS DE ORNELLAS E CASTRO
Investigadora
Professora auxiliar na NOVA FCSH e professora auxiliar convidada na NOVA Medical School (U.C. de Sociologia e História da Alimentação). Colabora com o curso de Doutoramento Patrimónios Alimentares: Cultura e Identidades da F.L.U.C. na qualidade de Especialista Associada.
Doutorou-se em Língua e Cultura Latina na Universidade Nova de Lisboa (2007) com a tese, publicada pela Harmattan (2011), De la table des dieux à la table des hommes. La symbolique de l’alimentation dans l’Antiquité romaine.
É autora de várias traduções de autores Gregos e Latinos e de artigos sobre a história cultural do corpo e da alimentação na Antiguidade e Época Moderna. Trabalhou sobre a escrita em Latim no feminino e tem vindo a traduzir tratados de medicina em Latim, em particular sobre bromatologia, de autores portugueses dos séculos XVI e XVII.
Pertence a quatro redes de investigação internacionais e tem participado em vários projetos. É co-coordenadora com Carmen Soares do projeto luso-brasileiro DIAITA- Património Alimentar da Lusofonia. Dirige a coleção Artes de Mesa na Editora Relógio D’Água.
CRISTINA GODINHO
Investigadora
Doutorada em psicologia (ISCTE-IUL e Freie Universität Berlin).
Atualmente é Professora Auxiliar na ENSP NOVA e membro do Comprehensive Health Research Centre (CHRC). Leciona e coordena cursos ao nível da pós-graduação e do doutoramento e desenvolve investigação na área da promoção da saúde, focando-se principalmente nos determinantes da mudança de comportamentos de saúde (como alimentação saudável, atividade física, vacinação) e no desenvolvimento e avaliação de estratégias personalizadas de intervenção e comunicação em saúde.
Foi Diretora Adjunta do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, e é Editora Associada das revistas “Portuguese Journal of Public Health” (Karger) e “Scientific Reports” (Springer Nature). Durante a crise COVID-19 foi nomeada membro do Grupo de Trabalho de Ciências Comportamentais pelo Governo Português, e tem vindo a participar em vários painéis de especialistas e consultas técnicas para a Organização Mundial da Saúde sobre os temas de mudança de comportamento, atividade física, nutrição e obesidade.


CATARINA ESPANHOL
Investigadora
Liceniou-se na NOVA Medical School em Ciências da Nutrição (2018-2022) e atualmente trabalha como Técnica de Nutrição na Direção da Qualidade, Comunicação e Marketing da Eurest Portugal, empresa que pertence ao Grupo Compass, líder mundial em serviços de alimentação em diversos segmentos de mercado. São movidos pelo desenvolvimento e inovação, tendo desenvolvido vários projetos na área da educação alimentar e sustentabilidade.
É co-autora do artigo “Impacto da desinfeção de hortofrutícolas no consumo de água e no seu perfil microbiológico”, publicado em 2024 na Ata Portuguesa de Nutrição e parte integrante do projeto WATER (We Act Toward Environmental Responsibility), que visa reduzir o desperdício de água na produção de refeições.
ANA MARGARIDA BARRETO
Investigadora
Especialista em ciências da comunicação.
Atualmente é Professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação na FCSH.
Fundadora e coordenadora do grupo de investigação de Estatégias de Comunicação e Processos de Tomada de Decisão no ICNOVA, cujo objetivo é a utilização da comunicação de forma planejada, controlada e persuasiva, com vista ao alcance dos objetivos organizacionais (comerciais, sociais ou políticos), a partir de uma visão holística da comunicação.
Duas vezes premiada como Revisora de Destaque no Emerald Literati Network Awards for Excellence (2015 e 2017).

NOVASaúde – Nutrição
O grupo de nutrição tem como principal missão a integração dos conhecimentos produzido no meio académico numa perspetiva multidisciplinar (ciências da saúde, sociais, jurídico-políticas, ambientais, económicas, agroalimentares e da comunicação), visando contribuir para o delineamento de estratégias para a promoção de uma alimentação saudável com o objetivo de prevenir as doenças ligadas à má nutrição, em diversos contextos.